25 de fevereiro de 2015

Japonesas respondem quais os clichês mais previsíveis de shoujo mangá.

Aqui o post que não consegui levar adiante ontem.
Cansaço tava demais. Andei muito e o sol tava fazendo hora extra, o ônibus que eu estava, bateu num carro, ontem não foi um bom dia.

Quis trazer essa pesquisa para o blog porque é um assunto que me incomoda bastante.
Todas as demografias e gêneros têm seus clichês, mas parece que os de shoujo costumam incomodar mais. Sempre vejo as pessoas resumindo a obra por alguns elementos clichês que aparecem, como se fosse maior que a história.
Particularmente gosto de cenas clichês, ainda mais de romances, a personalidade dos personagens dão um toque diferente a “mesma cena”.


Bem, o post que o ANN trouxe é um pouco grande e achei legar mostrar o que ele disse sobre o assunto, como pretendo fazer um post em breve sobre o desmerecimento que alguns fazem sobre mangás shoujos por conta dos clichês, vamos finalmente à notícia. 

Traduzido por PwGhost! 

Cada gênero de anime/mangá vem com certas situações que acontecem com tanta freqüência que os leitores já esperavam que fossem acontecer. Os pais do protagonista do anime harém estão numa viagem de negócios ao exterior.O personagem principal da batalha numa serie shounen é capaz de obter uma nova habilidade enquanto enfrenta um inimigo que parecia imbatível.O personagem em um manga de esportes é capaz de virar o jogo quando ele se lembra de todos aqueles que acreditam nele.

Em Mangá shoujo, frequentemente há triângulos amorosos e laços de amizades, tem o seu conjunto de clichês, também.
O site Goo ranking perguntou aos leitores qual “clichê” as fizeram pensar "claro que isso aconteceria” sempre que eles aparecem.

Aqui o que 500 mulheres responderam:

1. O(a) personagem principal é desmiolado(a) - 34.6% (Isso se aplica perfeitamente a shounen também! Acho que isso vem mudando no shoujo, ultimamente são garotas simples sem tanto exagero.)



2. Por alguma razão, um cara atraente acaba vivendo com a personagem principal. 28.2% (Eu adoro esse ahauahau) 
3. O personagem principal é uma cabeça oca, mas seu amigo está apaixonado por ela. - 27,2% (geralmente não é o contrário? Vejo muito em shounen tb) 
4. As mãos dos personagens se tocam enquanto tentavam pegar o mesmo livro. - 26,8% (Essa é um das mais fofas) 
5. Ela está apaixonada pelo "principe da escola" (o garoto mais popular) - 24.6% (Essa diria que realmente merece está aqui)
6. Elas batem de frente com um cara enquanto correm pelo corredor e ele é realmente bonito.(No shounen o cara cairia em cima dos peitos da menina)
7. O menino de quem a protagonista se separou quando ele eram mais jovem, cresceu para se tornar um estudante maneiro/legal do ensino médio e é transferido para a sua escola - 24,0% (Acho que não é tão comum, mas to lendo um mangá assim, bem legal por sinal)
8. A única coisa que salva o personagem principal é a sua alegria, mas eles ainda são populares - 21,2% (Isso me lembra a Ninako, deve ser por isso que não gosto dela, mas a´”única coisa também é cruel, vai XD)
9. O "cara legal" se muda para casa ao lado -19.4%
10.O personagem principal faz amizade com alguém que é totalmente oposto - 17.6% (Gosto bastante desse)
11. O garoto que a salvou de delinqüentes também é o aluno transferido 16.4% (Popular em shounen também)
12.Acontece que a pessoa que ela gosta, é na verdade , seu irmão - 13.0% (Isso é mais de shounen...)
13.O cara que ela gosta é realmente um príncipe. - 11,4% (Nos históricos é realmente comum)
14. O cara que elas acabam gostando era na verdade o inimigo. - 10,8% (Gosto muito desse tipo de amor e ódio *-*)
15. Eles encontram com a sua alma gêmea graças a uma viagem no tempo 10.0% (De shounen também...)
16. Os dois personagem se amavam numa vida passada - 8% (Esse é realmente comum?)


Fonte: ANN

11 comentários:

Jessica Ujiie disse...

Acho que o meu clichê favorito é quando o cara que a menina gosta era na verdade seu inimigo. Eu sempre fico esperando ela convencer ele a mudar as suas atitudes e virar para o bom o bem por amor. rsrsr
Bjinhos
Jeh

www.umageekdescolada.com.br

Deliorati disse...

Acho esse do "Se amavam em uma vida passada" o mais fofo. Dá um tom histórico e rememora a frase "Ninguém foge ao seu destino", que eu acho bem inspiradora por sinal.
Porém pensando melhor tem algum mangá assim? Acho que um que possuía no título "Shinobi" falava sobre algo do tipo e era bem legal /alguém sabe qual é?

Pineapple Dolls disse...

Já ouviu falar em Sailor Moon? :P

Pineapple Dolls disse...

Particularmente, não me atenho muito à esses detalhes, mas algumas situações realmente são muito repetitivas, principalmente em shonens.

Shoujo Lovers disse...

Esse é realmente legal, mas gosto ainda mais quando são rivais declarados e ficam brigando até perceberem que na verdade se amam.

Shoujo Lovers disse...

Deliorati, será que é 'Shinobi life'? Realmente, ele tem essa temática, não lembrava mais. Acho que esse tipo de situação vem ligado aos gêneros mahou shoujo/Histórico.

Shoujo Lovers disse...

Realmente não acho que ter clichê seja algo ruim, sabe. É só saber usar. O que incomoda é o shoujo mangá sempre ser o mais perseguido.

Manuh Macedo disse...

Gente, adoro clichês.

Ótimo post!

melivrandoblog.blogspot.com

Unknown disse...

Concordo totalmente com o q vc disse ^-^ Na minha opnião, acho que o que faz o shoujo mangá ser shoujo, são os clichês. Não só ele, cada gênero tem aquelas coisas recorrentes que são caracteristicas (como já foi dito), eles que criam o clima desejado no anime.... agora o que realmente define a qualidade, é a forma como eles são usados, se o autor sabe aproveitar o momento certo, se o autor soube como utilizar/reverter as consequências do clichê.... Muitas vezes o leitor espera uma coisa diferente, mas tem vezes que se tal momento clichê não acontecesse, as coisas não fluiriam bem. Amo mangás shoujos e tbm escrevo algumas histórias as vezes... meus mangás preferidos são: Parfait tic(sofrência T.T até o final não dá pra saber com quem ela vai ficar), Bokutachi wa shitte shimatta, Kyou koi wo hajimemasu, Ore monogatari (esse tem clichês, mas fez justamente o bom uso do contrário deles xD).

Ahh.. ja ia esquecendo de dizer, adoro o blog de vcs ^-^

Minerva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Minerva disse...

Encontrei uma pessoa que também não gosta da Ninako *-*
A humanidade ainda tem salvação kkkk
Eu amo Strobe redge mais pelos personagens secundários, torci tanto pra ela resolver dar uma chance pro Ando :(