28 de janeiro de 2018

Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura

Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura

O mangá ‘Omoi, omoware, Furi, furare’ (popularmente chamado Furifura) de Io Sakisaka teve nova parceria com a cantora Sonoko Inoue. Ela sempre fez parcerias cantando em vídeos promocionais de Furifura, mas é primeira vez escrevendo diretamente uma música inspirada no mangá!
  
Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura


A música foi feita para divulgação do vídeo promocional e do lançamento do volume #7, que foi lançado para vendas dia 26 de dezembro. Sonoko e Sakisaka bateram um papo informal com a equipe do Comic Natalie (CN) falando da construção da imagem da música e mais algumas coisas interessantes. Então nós da Shoujo Lovers traduzimos especialmente para o blog, espero que gostem!



QUERO MOSTRAR O MUNDO DO MANGÁ SHOUJO ATRAVÉS DA MÚSICA 


Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura
Io Sakisaka e Sonoko Inoue

CN: Nosso bate papo de hoje refere-se ao projeto da música inspirada com imagem em ‘Furifura’, e será a sexta vez desde o primeiro volume do mangá que vocês duas (Sakisaka x Inoue) tem lançado vídeos de músicas em colaboração.

Sakisaka: até aqui foram cinco vezes de Músicas de Sonoko usadas em vídeos promocionais e comerciais de Furifura. Sempre foram usadas músicas já existentes, e quando ouvi falar que seria uma música inédita escrita por ela e pensei: ‘ Uma pessoa tão ocupada como ela, será que tudo bem?’ E eu fiquei extremamente feliz. 

Inoue: Ah, sério? As obras de Sakisaka sensei são minha juventude, e para mim falar de mangá shoujo é lembrar de Sakisaka sensei, então acho que preciso me esforçar. Até agora eu escrevi as músicas pensando em deixar parecidas com mangá shoujo, mas poder escrever uma música junto com a Sakisaka sensei realmente dá um certa ansiedade.

Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura
Omoi, Omoware, Furi, Furare

CN: O bate-papo anterior (feito pelo CN com Sonoko Inoue) você disse que escreveu uma música inspirada no personagem Ren de Strobe Edge.

Inoue: Não consegui escrever com imagem em um cara 3D (2D = personagens de animes, mangás, jogos. 3D = personagens de filmes, novelas, modelos.)

Sakisaka: será que 3D são realistas demais? 

Inoue: Eu creio que as evoluções das histórias dentro das minhas músicas são repletas de situações bonitas e fofas como os mangás shoujo. Então quase todas as minhas músicas foram escritas baseadas em algum personagem. Por exemplo: na música ‘Onnanoko’, na qual falei sobre um rapaz que tem alguns defeitos, o conteúdo da letra diz que ‘mesmo assim não há ninguém que o faça acordar’ e não conseguia achar nenhuma pessoa ideal que fizesse clara lembrança disso. Então eu escrevi imaginando o Ren kun (Strobe Edge).


Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura
Sonoko Inoue

Sakisaka: Risos. Quando foi que você pensou em escrever músicas parecidas com mangá shoujo?

Inoue: quando leio um mangá shoujo eu realmente fico com o coração acelerado e as lágrimas correm aos montes. Apenas lendo posso ter todo esse sentimento, e então pensei que também quero colocar isso nas músicas. Mas na verdade uma letra de música é muito curta, então sempre estou imaginando as cenas dentro da minha cabeça quando estão sendo construídas para então serem tocadas. 



FUI CHAMADA DE OKAASAN, MAS DE REPENTE TIVE SENTIMENTO DE OFUKURO

Inoue: (Sakisaka) Sensei, há vezes que músicas te inspiram a desenhar uma cena?

Sakisaka: Mais do que escrever inspirada, eu penso ‘Quero desenhar uma cena assim’ e então procuro uma música que possa ir de acordo com o estado de espírito dessa cena e que possa incentivar meu sentimento.



Yuna Ichihara (Furifura)

Data de nascimento: 7 de janeiro
Signo: Capricórnio
Tipo sanguíneo: A
Altura: 1,54 m
Peso: 44 kg
Cor preferida: Rosa pálido
Matéria favorita: artes
Matéria que não gosta: matemática, química, inglês, educação física
Comida favorita: salada de kabotcha (com nozes)
Comida que não gosta: unagi (enguia)
Hobbie: ler mangás shoujo
O que acha atraente em si mesma: ... não tem
Filme favorito: Big Hero 6
Revista favorita: Non no
Cantora favorita: Sakurako Ohara
Artista favorito: Hanyu Yuzuru
Lugar que gostaria de ir um dia: ... França 

CN: Cada um dos personagens da Sakisaka san tem seus músicos favoritos decididos minuciosamente. Falando em Furifura, Akari gosta de Sakanaction, Yuna gosta de Sakurako Ohara, Rio gosta de tofubeats e Kazuomi gosta de Takashi Fujii. Esses artistas são realmente aqueles que estão tocando quando a Sakisaka sensei está desenhando o mangá?

Sakisaka: Não só isso, mas consulto pessoas pensando que esse personagem estaria ouvindo e então decido. Se eu começar ao ouvir somente musicas escolhidas por mim parece que não estou usando tanto a cabeça.

Inoue: Então que músicas você costuma ouvir enquanto trabalha?
Sakisaka: quando a assistente quem escolhe a música, muitas vezes prefiro uma que seja fácil de ouvir. A música ‘Namida’ da divulgação do volume #6 de Furifura me faz pensar o quanto ela é uma boa moça, então não consigo ouvir trabalhando (risos).



Video volume #6 de Omoi, omoware, furi, furare
Musica: Namida por Sonoko Inoue



Inoue: A música ‘Namida’ fala de uma garota que decidiu aceitar a separação para correr atrás do seu sonho e Yuna parece ser uma garota que faria isso.

Sakisaka: Verdade, a Yuna realmente tem cara de que faria isso. Mas, se fosse eu, acho que acabaria falando ‘Mesmo que você tenha que pisar no meu sentimento, mas mesmo assim, se quer ir, vá’ e com certeza essa música me faz chorar.

Inoue: Obrigada, fico feliz! A música ‘Namida’ acaba tendo um final triste, mas vendo a propaganda do volume #6 acabei achando que deveria ter feito um final feliz (risos). Porque no volume #6 haviam várias cenas boas de ambos os personagens.

CN: No volume #6 você postou no Twitter que o Inui kun está ficando cada vez mais bonito né.

Inoue: Foi porque antes no volume #1 ainda não sabia que tipo de personagem era o (Kazuomi) Inui kun. Mas depois que ele começou a gostar de Akari passou a se tornar bem mais masculino.

Sakisaka: Realmete o Kazuomi atual está com ar de mais homem, parece que se tornou mais adulto. Eu não desenho personagens como se fossem meus filhos, mas fui chamada até de okaasan (mãe - forma mais comum), mas de repente fui chamada de ‘ofukuro’ (mãe - forma mais próxima de se chamar) e pensei que é realmente esse sentimento (risos). Agora quero desenhar o Kazuomi sem conseguir segurar o freio do sentimento do amor.

Inoue: Isso é ótimo! Quero muito ver!



Cena do festival escolar
Kazuoumi num certo tempo passou a se sentir perturbado em relação a Akari.


O COMEÇO DE FURIFURA FOI A PARTE INCOMPLETA DAS CAUSAS DA IDADE JOVEM


Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura
Sonoko Inoue

CN: Então vamos falar sobre o tema da música em colaboração, no momento presente Inoue san tem alguma imagem da música que quer escrever, do tipo ‘Quero fazer uma música assim’?

Inoue: Com certeza uma música romântica com sentimento feliz, mas não sei. (Sakisaka) Sensei pensou em quê quando começou a desenhar Furifura?

Sakisaka: Foquei nos quatro personagens com algumas partes incompletas e eles se esforçando. Poderia ter na letra da música essa parte incompleta das causas da idade jovem e também partes fofas e dolorosas. Mas não quero dar muito palpite... isso deixo nas mãos da Sonoko chan.

Inoue: A parte incompleta das causas da idade jovem. Quero me centrar nesse ponto. E também quando vemos a Yuna Chan penso que ‘Realmente uma pessoa pode ser direta assim’. Já aconteceu de umas garotas jovens me contarem: ‘A forma direta da letra da música me deu coragem e eu me declarei!’ Quero passar esse meu lado e também algumas partes de Furifura, que faça com que seja melhor compreendido. 


Rio abraça Yuna depois de ela chorar por Rio se preocupar com ela

CN: Você disse que fez uma música inspirada no Ren kun de Strobe Edge. Ha alguma música inspirada em algum personagem de Furifura?

Inoue: o Rio kun! Atualmente estou tentando um desafio de apagar a imagem de mangá shoujo e me basear em uma pessoa real, mas sempre acaba saindo alguma coisa (risos).

Sakisaka: você disse no outro bate-papo (do CN) que gosta do Rio kun. Depois que ele começou a gostar da Yuna chan ele se tornou um pouco atrapalhado, então fiquei preocupada com as pessoas que gostam do Rio kun desde o começo (risos).

Inoue: ‘Ah, o Rio kun fica assim quando se apaixona ❤️’ e entrou assim direto e tranquilo. A cena de Rio kun e Yuna chan dentro do sonho no volume #4 também é fofa demais.

Sakisaka: Aquela cena foi planejada para assustar o leitor, e quando percebi que deu certo pensei:‘ Consegui!’ 


REALMENTE QUERO ESCREVER MÚSICAS EM TERCEIRA PESSOA

Inoue: Quero fazer uma pergunta Sensei. Nos mangás não há opiniões de vários personagens? Quando estou escrevendo uma música sempre olho para a protagonista, e parece como se fosse um papel extra. O que você tem em mente quando está desenhando as emoções deles um por um minuciosamente?


Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura
Io Sakisaka

Sakisaka: Eu costumo sempre olhar para alguém sempre como uma terceira pessoa.

Inoue: Como se fosse uma visão panorâmica, não é?

Sakisaka: Isso mesmo. Como autora, mesmo que eu pense: ‘Quero que essa personagem faça isso’; se olhar por fora posso pensar ‘Essa personagem não faria isso’ e também posso me tornar  essa pessoa nesse episódio. Sonoko chan costuma ver os personagens em primeira pessoa quando escreve suas músicas?

Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura

Io Sakisaka e Sonoko Inoue

Inoue: Eu não tenho essa intenção, mas talvez sim?

Sakisaka: Mas acredito que para quem escreve músicas é comum ser assim.

Inoue: Mas também quero escrever olhando na terceira pessoa. Noriyuki Makihara parece que escreve assim, e do mesmo jeito que a Sensei ele também olha da perspectiva de cima.


PORQUE SEMPRE OUVI A FRASE ‘SEMPRE NO TREM’


Io Sakisaka e Sonoko Inoue falam sobre Furifura
Omoi, Omoware, Furi, Furare



Inoue: Se for fazer uma música da origem dos quatro personagens, por eles morarem no mesmo prédio, o tema ‘dia-a-dia’ pode ser um bom ponto também. Por exemplo, quando penso na possibilidade de os quatro irem juntos até uma loja de conveniência e o que poderia acontecer, posso imaginar várias coisas, como por exemplo ‘Naturalmente irão se dividir entre dois rapazes e duas garotas’ ou ‘Qual você quer?’ Ou coisa do tipo. Com certeza somente numa caminhada pode acontecer algo. 

Sakisaka: As palpitações do coração do dia-a-dia são ótimas.

Inoue: É muito bom! A cena que o Rio kun conversa com a Yuna chan pela janela dá um certo frio na barriga.


Rio e Yuna conversando pela janela

Sakisaka: Mas esse tipo de cena não aconteceu no meu dia-a-dia (risos).

Inoue: mas normalmente não há mesmo. Se visse alguém com esse tipo de conversa ficaria com inveja. Falando nisso eles não costumam andar em trens lotados, não é?

Sakisaka: Eu acho que eles devem andar sim hein. Desenhei tantas cenas de trem nos meus mangás até agora que já me falaram ‘Sempre cenas de trem’ e dessa vez estou fazendo menos (risos). Será que não é mais fácil escrever a música usando algum tema que seja como um evento?

Inoue: Tem o festival escolar! A cena dos preparativos do festival escolar em Strobe Edge são, para mim, uma situação ideal. Quando eles saem para comprar as coisas é como se os dois fugissem sozinhos.


Cena do volume #6 de Omoi, Omoware, Furi, Furare
Akari tira foto de Yuna e Rio



A música com o resultado final da música inspirada em Furifura foi lançada no CD JUKE BOX de Sonoko Inoue em 6 de dezembro e o vídeo colaborativo para divulgar o volume #7 de Omoi, Omoware, furi, Furare (Furifura)  foi postado no YouTube da Betsuma de forma limitada (por alguns meses). Confira abaixo o vídeo com resultado é também a letra da música inspirada no mangá de Sakisaka.

Vídeo de divulgação do volume #7
Colaboração Io Sakisaka x Sonoko Inoue
Música: Koiuta (canção do amor)

 




Koiuta - Sonoko Inoue 

Deatta koro to kawatta ne' tte
sono kotoba wa machigatteinai
demo kikkake ga kimi tte koto wa
kitto iwanakya kidzukanai

senaka-goshi de kousa suru
futari no keshiki onaji desu ka Ichi byou ga naga sugite
sekai ga tomatta mitai
tamerau no wa mou yame ni suru yo

kanadetainda todoke koi no uta
tsutaenai mama de owaraserarenai
kimi dake ni afuredasu koiuta
omoi wa kaze ni yurare
futari no kimochi o itsuka kitto
tsunagi tomete

zutto tanoshimi na ashita yori mo
kimi to mukiau kyou ga ii
tadashitte hoshikute shikatanai
nando demo sakebitakute

tomerarenainda
kiite koi no uta
itsu datte itsu datte sora ni ukabu kimochi
miagereba nijiiro no koi uta
surechigatte ienakute toumawari mo shite wakattanda
taisetsu datte


Português

“Você mudou desde a época que te conheci”
Essas palavras não estão erradas
Mas se a chance for algo com você 
Certamente não irá se aproximar se eu não disser

Te olho pelas costas quando nos cruzamos
A paisagem que vemos é a mesma?
Um segundo é longo demais
Parece que o tempo parou
Vou parar de hesitar 

Quero que se realize
Que essa canção de amor chegue a você
Não posso ficar sem transmitir isso
A música de amor que transborda somente para ti
O amor balança com o vento
Que os sentimentos dos dois um dia realmente
Possam se unir e parar

Mais do que o amanhã que esperei ansiosa
Prefiro eu te encarando hoje
Isso é certo, eu quero, não tem jeito
Quero gritar inúmeras vezes

Não consigo parar
Ouça a música do amor
Algum dia, algum dia
o sentimento irá no céu pairar
Admire a canção de amor cor de arco íris 
Nos desencontramos, não consegui falar, me desviei, mas entendi
O quanto você é importante

Fontes: Comic Natalie, j-lyrics

Nenhum comentário: